Embora o blog tenha passado um tempo desatualizado o projeto não parou. Agora, na reta final antes do lançamento, pretendo atualizar mais o blog, o canal no Youtube e a página no Facebook.
Um assunto que gostaria de trazer a tona é com relação a identidade visual do jogo. Tenho tentado ao longo do período de desenvolvimento adotar uma identidade um pouco mais realista graficamente. Sabemos que o jogo no qual esse se inspira não tinha essa característica, todavia, achei que seria interessante essa abordagem.
O grande problema é que jogos com gráficos realistas não são caros a toa. Eles requerem uma grande equipe de desenvolvimento para cuidar de modelos, texturas e iluminação. E o pior: Tudo isso tem que combinar. Os elementos encontrados no game tem que parecer pertencer ao mesmo universo.
Em um dos testes, substitui algumas texturas por uma textura mais simples e apliquei o "shade" de cartoon. Com isso as sombras ficam mais acentuadas retirando um pouco a percepção de volume. No PC acredito que essa mudança causa divergência de opiniões. Todavia, se olharmos para os tablets e celulares, onde uma tela menor, com menos resolução e muitas vezes um processador com menor capacidade, a nova abordagem parece muito mais interessante. Isso sem falar que produzir conteúdo com essa identidade é muito mais fácil e rápido, permitindo no futuro upgrades mais rápidos para acrescentar carros e pistas novas.
Abaixo, como de costume, algumas screenshots para ilustrar a diferença.
É importante mencionar que as screenshots acima fora tiradas na qualidade máxima do PC. As texturas estão sendo exibidas com resolução máxima. O Android e o iOS não possuem essa mesma capacidade. Muitas vezes um gráfico bom no PC (durante o desenvolvimento) torna-se muito ruim nos dispositivos móveis. As texturas simples (cartton) conseguem tratar melhor esse problema.
Por último. É interessante lembrar que trata-se de um pacote de texturas. Ele pode facilmente ser substituído no futuro, permitindo até que o jogador determine com que modo de texturas ele prefere jogar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário