sábado, 3 de agosto de 2013

Realista vs Cartoon

Embora o blog tenha passado um tempo desatualizado o projeto não parou.  Agora, na reta final antes do lançamento, pretendo atualizar mais o blog, o canal no Youtube e a página no Facebook.

Um assunto que gostaria de trazer a tona é com relação a identidade visual do jogo.  Tenho tentado ao longo do período de desenvolvimento adotar uma identidade um pouco mais realista graficamente.  Sabemos que o jogo no qual esse se inspira não tinha essa característica, todavia, achei que seria interessante essa abordagem.

O grande problema é que jogos com gráficos realistas não são caros a toa.  Eles requerem uma grande equipe de desenvolvimento para cuidar de modelos, texturas e iluminação.  E o pior:  Tudo isso tem que combinar.  Os elementos encontrados no game tem que parecer pertencer ao mesmo universo.

Em um dos testes, substitui algumas texturas por uma textura mais simples e apliquei o "shade" de cartoon.  Com isso as sombras ficam mais acentuadas retirando um pouco a percepção de volume.  No PC acredito que essa mudança causa divergência de opiniões.  Todavia, se olharmos para os tablets e celulares, onde uma tela menor, com menos resolução e muitas vezes um processador com menor capacidade, a nova abordagem parece muito mais interessante.  Isso sem falar que produzir conteúdo com essa identidade é muito mais fácil e rápido, permitindo no futuro upgrades mais rápidos para acrescentar carros e pistas novas.

Abaixo, como de costume, algumas screenshots para ilustrar a diferença.








É importante mencionar que as screenshots acima fora tiradas na qualidade máxima do PC.  As texturas estão sendo exibidas com resolução máxima.  O Android e o iOS não possuem essa mesma capacidade.  Muitas vezes um gráfico bom no PC (durante o desenvolvimento) torna-se muito ruim nos dispositivos móveis.  As texturas simples (cartton) conseguem tratar melhor esse problema.

Por último.  É interessante lembrar que trata-se de um pacote de texturas.  Ele pode facilmente ser substituído no futuro, permitindo até que o jogador determine com que modo de texturas ele prefere jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário